domingo, 9 de fevereiro de 2014

‘Novos Rumos’...

Por Abel Alves*

O AMAZONAS há décadas vive seu quadro político no artificialismo e bem que a expressão ‘NOVOS RUMOS’ poderia ser o chamamento à classe política e a sociedade civil organizada na formação de um movimento de rompimento com essa artificialidade que vivemos e que nos é imposta, apontando para o desenvolvimento do Estado e até rompendo com a política de ‘pires na mão’, de forma humilhante e subserviente perante o Governo Federal.

Vejo, ainda, que os cogitados pré-candidatos ao Governo não têm conteúdo político ideológico de esquerda, dependentes de decisões de ‘caciques’, tanto a nível federal, quanto estadual. Sem o cumprimento dos princípios e programas partidários, independência, tudo virando geleia e só um ou outro pré-candidato tem história de voto pessoal, mas resultante dos conchavos, velhas e condenáveis práticas na captação do voto, inclusive, na indicação do cargo a disputar.

Daí que, dentro das atuais máquinas de poder, em todos os níveis, quem apontar para uma eventual mudança com independência, e pretender impor-se almejando disputar um cargo, a engrenagem partidária ou do sistema, grupo dominante lhe será hostil e lhe negará apoio à pretensão.

É o que está acontecendo com alguns partidos, preterindo e colocando no ostracismo novas lideranças que surgem, favorecendo composições vindas de cima, que apenas constato e registro.

Tudo é tão artificial e até inacreditável que, no Amazonas, com a candidatura do Governador Omar Aziz ao Senado, se confirmada, assume o vice-governador Professor José Melo, um burocrata que disputará a eleição por um partido recém-criado, PROS, consequência de muitos conchavos, intrigas, personalismo, deixando pra trás PT, PSDB, PDT e seus filiados como meros expectadores.

Ora, se o PT, partido da Presidente, PSDB e PSB, esses com candidatos a Presidente e com toda uma trajetória nacional não têm um nome, uma liderança local, para disputar o governo estadual, alguma coisa, ou muita coisa está errada!

E, como nenhum político se habilitou, ou os ‘caciques’ lhes negam a legenda, está na hora dos independentes, progressistas, não da esquerda vulnerável, mas dos esquerdistas convictos, que não concordam com o continuísmo; da sociedade civil organizada, profissionais liberais, a juventude universitária e dos protestos do dia 20 de Junho passado, se organizar e buscar outra opção, com um candidato ético pela mudança e renovação no Amazonas.

Que o PSOL, que tem candidato jovem a Presidente, Senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, possa oferecer também aqui no Amazonas essa oportunidade ao eleitorado com um candidato de oposição ético a esse quadro de artificialismo político que vivemos, organizando o movimento e juntando todos ‘do contra’ e ir à luta pelo futuro.

AMAZONAS, coragem; AMAZONENSES, não tenhamos medo em ousar. Bom fim de semana.


*Abel Alves é Advogado e ex-deputado Estadual do Amazonas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário