POR QUE PSOL ? POR QUE SOCIALISMO E LIBERDADE ?


            Filiar-se a um partido requer uma clara compreensão acerca do significado mais profundo do que entendemos por política. Política tem a ver com a constante busca coletiva pela construção de uma realidade melhor para todos. É uma atividade que tem como foco o bem comum. É o reconhecimento de que o meu bem estar não está descolado do bem estar dos que me rodeiam. Por isso, é de fundamental importância a verificação do caráter e seriedade da instituição partidária a qual se pretende filiar, visto que a política, por mais que tenha uma finalidade tão nobre, na prática, tem sido, historicamente, um instrumento a serviço de uma minoria privilegiada e rica que pensa o poder como algo que deve ser orientado quase que exclusivamente para si mesma.

            A democracia, uma conquista da humanidade no século XX, é ainda um processo em construção. É como uma casa com alicerce requerendo paredes, teto e acabamento. O governo do povo voltado para o próprio povo, tradução dessa palavra, é ainda uma realidade pouco concreta na grande maioria dos países do mundo e, no Brasil, a situação não é diferente. Nosso país, é sempre bom resgatar a História, foi o último na América independente a abolir a escravidão no papel, visto que ela aflige, ainda hoje e de forma cruel, milhares de brasileiros pobres e sem instrução. Sob vários ângulos, é fácil perceber que, atualmente, ela usa vários tipos de disfarce. Por isso, quem pensa a política como algo vinculado aos valores democráticos autênticos, não pode deixar de se filiar a um partido comprometido com eles.

            O PSOL é o partido da verdadeira e autêntica democracia. Uma democracia que se estrutura de baixo para cima, ou seja, que se constrói a partir da organização, debate e ação de todos os homens e mulheres que, no dia a dia das comunidades, trabalham de forma honesta e vivem dos frutos que dele colhem. Uma democracia em que o governante é apenas um servidor fiel e obediente ao povo que o governa e não que ele governa. Uma democracia em que esse mesmo servidor, quando infiel e desobediente, é afastado rapidamente e punido na forma da lei feita e reconhecida pelo povo. Uma democracia em que todos, além do direito de ampla participação nos assuntos de governo, possam gozar da melhor qualidade de vida que seja possível construir como resultado do esforço coletivo. Em suma, uma sociedade sem nenhum ser humano vivendo de forma indigna ou desumana.

            Uma sociedade assim é vista por muitos como algo impossível de se concretizar na realidade. O PSOL, todavia, acredita firmemente que essa mesma realidade é não somente plenamente possível como inteiramente ao alcance das pessoas que ousam buscá-la de forma inteligente e altiva. Todavia, temos de ter clareza que, para alcançá-la, é preciso organização e firmeza coletiva na superação de todos os entraves colocados propositalmente no meio da estrada que nos leva a esse destino. É preciso ter clareza que o sistema hoje dominante no mundo – O CAPITALISMO – é o principal produtor desses entraves. É preciso ter clareza que os agentes desse sistema, todos os dias, nos estimulam, através da TV e da grande mídia, a pensar que isso é um sonho impossível, ou seja, uma mera UTOPIA. Dizem que cada um deve se preocupar e cuidar unicamente do seu próprio mundinho particular.


            Se todos pensarem assim, não haverá esperança nem para o Brasil e nem para o mundo. Somente quando acreditamos que somos capazes de mudar a realidade das coisas é que adquirimos uma fé e uma energia que nos faz ir em frente apesar das dificuldades. Precisamos despertar para o fato de que o preço do feijão, da farinha, da tarifa do ônibus, do preço da gasolina, do valor do salário do professor e do médico público não é determinado meramente por questões econômicas. Por detrás de tudo isso e de muitas outras coisas está o interesse político de muitos que não conseguem enxergar o mundo para além de si. Pensam no céu para si não se importando se a consequência for o inferno para o resto. Eis a vilania do capitalismo. Aos poucos, ele faz as pessoas pensarem assim de forma natural. O mundo que todos desejamos não virá sem a conjugação do socialismo com a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário