domingo, 9 de fevereiro de 2014

Deputado Estadual Marcelo Freixo – PSOL/RJ: Nota de Esclarecimento

Marcelo Freixo(PSOL/RJ)
O Deputado Estadual Marcelo Freixo(PSOL/RJ), foi covardemente e de forma leviana, envolvido no triste episodio que vitimou o cinegrafista Santiago Andrade da emissora de TV Bandeirantes, ocorrido na ultima manifestação contra o aumento das passagens de transportes coletivos no Rio de Janeiro.

Como fonte da leviana acusação, está o advogado Jonas Tadeu Nunes (OAB/RJ 49.987), que defendeu o miliciano e ex-deputado estadual Natalino José Guimarães, que chefiou a maior milícia do Rio de Janeiro. Natalino foi preso em 2008 graças às investigações da CPI das Milícias, presidida pelo Deputado Marcelo Freixo na Assembleia Legislativa do Rio. Há época, mais de 200 pessoas, entre elas várias autoridades, foram indiciadas. Natalino e seu irmão, Jerominho, que dividiam o poder, cumprem pena em presídios federais.

As emissoras de Tv e rádio do Rio bem como seus jornais impressos, sem o devido cuidado jornalístico, tentaram de forma leviana, acusar o Deputado Freixo, vinculando o envolvido na explosão do artefato, que até hoje, as autoridades policiais que estão investigando sabem não sabem quem é, como suposta pessoa ligada ao Deputado.  

O estranho em tudo isso, é as autoridades responsáveis pelo inquérito, não apurarem as informações, antes de passar para imprensa, e os jornalistas que deveriam por dever de oficio, saber que o fato jornalístico, nesse caso, só tumultua as investigações, uma vez que o advogado informante, mantem um preconceito claro contra o Deputado que colocou seus clientes milicianos na cadeia.

O PSOL Amazonas está solidário ao Deputado Marcelo Freixo, ao cinegrafista Santiago Andrade e repudiamos todas as formas de violência, bem como, a leviana tentativa de incriminar o Deputado.

O Deputado Marcelo Freixo divulgou a seguinte nota:

Nota de esclarecimento:

A acusação publicada hoje pelo portal G1 é irresponsável e leviana. Segundo a matéria, uma ativista teria ligado para o estagiário do advogado de Fábio Raposo e dito que o responsável por acender o rojão que atingiu o cinegrafista Santiago Andrade é ligado a mim.

Além de a fonte da informação ser de uma fragilidade absurda e de a própria ativista negar ter me associado ao ocorrido, nenhuma prova concreta foi apresentada. Aqueles que afirmarem que o responsável pela explosão é ligado a mim terão que provar. Caso contrário, serão devidamente processados.

Sempre repudiei a violência nos protestos, seja ela praticada por manifestantes ou policiais. Discordo dela como princípio e como método para conquistar qualquer coisa.

As investigações sobre essa tragédia apenas começaram e é triste ver que um assunto tão importante e delicado é tratado com tamanha irresponsabilidade. A quem interessa transformar uma informação tão frágil num acusação tão grave?

Nenhum comentário:

Postar um comentário