domingo, 9 de março de 2014

Para consulta: Proposta de Regras para os DEBATES

Apresento para consulta dos filiados ao PSOL Amazonas, esta proposta de Regras para os Debates que orientarão a escolha dos nossos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal que, terá inicio no próximo dia 12 de março (quarta feira) na sede do partido. Orientamos a todos, que envie suas contribuições para o E-mail: psol50am@gmail.com. Estamos aguardando até o dia 11/03/2014 a sua sugestão.

PROPOSTA DE REGRAS PARA O DEBATE DOS CONCORRENTES A CANDIDATO A GOVERNADOR E AO SENADO

O PSOL Amazonas vai organizar uma série de quatro sessões de debates públicos com os candidatos a indicação do partido que concorrerá ao cargo de governador (a) e ao de Senador (a) nas próximas eleições. Em cada sessão será apresentada temáticas da atualidade. Estas temáticas serão desenvolvidas por cada candidato, a luz do seu conhecimento e os princípios que norteiam o partido e, cada candidato apresentará propostas que no seu entendimento, sejam factíveis para resolver as questões ou demandas da população do Estado do Amazonas.

Os debates serão orientados por regras básicas.

Estas regras são essenciais para garantir uma rigidez da estrutura do debate, sem a qual as discussões descambariam muito rapidamente em «vale-tudo» opinativos, que justamente se pretendem evitar.

As regras básicas e o formato serão sempre seguidos escrupulosamente. Só os temas são livres... O único limite que lhes é imposto é o limite da capacidade de desenvolver os temas, a luz do programa partidário e a capacidade de convencimento para ganhar votos nos debates futuros, como defensor do plano de governo do PSOL Amazonas e do projeto politico partidário.

DOS PARTICIPANTES

A Plenária será forma pelos filiados, simpatizantes e convidados de qualquer filiado que queiram participar dos debates.

A TEMÁTICA

A Plenária escolhe dentre os temas relacionados, três que ela considerar relevante para garantir o sucesso do partido nas próximas eleições e garantir melhor qualidade de vida para a população do Amazonas.

No segundo debate serão os escolhidos pelos candidatos três temas de sua preferencia dentre os que não foram debatidos no primeiro debate.

Os Temas relacionados para o debate são os seguintes: politicas publicas para educação, saúde, segurança, meio ambiente, saneamento básico, interior do Amazonas, pesca, aquicultura, logística... Economia do Amazonas, Zona Franca, participação popular, governança e governabilidade.

O debate será mediado por uma mesa composta pelo Presidente, secretário e um relator. A PRESIDÊNCIA terá por função facilitar o debate, manter a ordem, garantir o respeito dos tempos e o bom cumprimento das regras. O SECRETÁRIO terá a função de controlar o tempo, fazer as inscrições e organizar junto com o RELATOR o relatório dos debates.

REGRA GERAL

No inicio cada candidato terá 20 minutos para apresentarem suas teses sobre os três temas definidos pela Plenária e defenderão suas propostas no decorrer dos debates. Os candidatos podem discordar do seu oponente dentro do principio da civilidade e tendo como principio a construção de uma candidatura, portanto, são vetados ataques pessoais e comentários fora do contesto.

A escolha da ordem dos candidatos será feita por sorteio e as perguntas serão feitas igualitariamente de forma que cada candidato responda a mesma quantidade de pergunta, ficando a critério dos debatedores escolherem o candidato e pergunta que, obrigatoriamente, deverá ser dentro da temática escolhida pela Plenária.

ESTRUTURA DO DEBATE

1. Abertura pela Presidência

O debate será aberto pela Presidência, com breves palavras sobre os objetivos do debate, as regras de participação do público e os procedimentos de controle. A Presidência fará o sorteio da ordem e dará a palavra ao primeiro candidato para começar o debate.

2. Apresentação das teses

Cada candidatos pela ordem de sorteio fará sua apresentação pessoal, discorrerá sobre suas tese dentro dos temas escolhidos pela Plenária, o tempo para esse bloco é de 20 minutos por candidato.

3. Debates com a Plenária

Os membros da Plenária poderão fazer pergunta por escrito ou oral, dentro da temática aprovado pela Plenária, em caso da pergunta oral, o tempo é de 1 minuto, vetado a cessão de tempo ou aparte.

O candidato perguntado terá o tempo de 3 minutos para responder a pergunta. Em caso de menção deselegante a outro candidato, o candidato citado terá o tempo de 1 minuto para fazer sua replica.

4. Informação

Os candidatos ou oradores serão avisados do correr do tempo, para concluir o pronunciamento quando faltarem trinta segundos para encerrar tempo disponível.

5. Interrupções

Poderão ser apresentada questão de ordem e de esclarecimento por qualquer dos participantes, o tempo para essas interrupções é de 15 segundos, improrrogáveis e só poderá ser aceito pela presidência, quando os candidatos ou oradores não estiverem se atendo a temática aprovado pela Plenária, ou ferirem as regras do debate como, observação difamatória e indigna para a relação humana.

6. Aspectos gerais

Lembramos que o debate tem por objetivos construir uma candidatura do partido capaz de defender um programa de governo dentro da ética do PSOL e ganhar os votos do Público, o que pode implicar bastante mais do que esgrimir as melhores lógicas e mais belos argumentos.

Elson de Melo
Presidente 

2 comentários:

  1. Parabéns, pele inciativa, no PSOL tem que ser assim com democracia verdeira e participação. agora precisamos pensar debates dia de sábado.

    ResponderExcluir
  2. Como pré-candidato ao Senado pelo PSOL/AM quero também dar os parabéns à Executiva Estadual representada pela sua presidência no sentido de promover a democratização do processo de escolha dos pré-candidatos majoritários ao pleito de 2014!

    ResponderExcluir