sábado, 4 de outubro de 2014

Adamor Liberal: um educador na Câmara Federal

Você acredita que há outra forma de uma pessoa humilde ter sucesso na vida sem uma boa educação? Eu que sou educador há mais de três décadas, afirmo que não. Só a educação é capaz de operar esse milagre, só que precisamos ter educação de qualidade com a valorização do professor.”
– Professor Adamor Liberal – Candidato a Deputado Federal 5012 PSOL

Por Elson de Melo*

Com o slogan "Quem é o Federal? É o Liberal!" e há mais de três décadas trabalhando duro no magistério amazonense, o Professor e Jornalista Adamor Liberal, cansou de ouvir e ver políticos prometendo priorizar a Educação e quando chegam no Governo ou no parlamento, mudam de posição e priorizam apenas a construção de prédios e a propaganda, sem avançarem na pedagogia que ofereça uma Escola de qualidade para a população do Amazonas e do Brasil, desmerecendo assim, Proferes(as) e alunos(as).

Inquieto com a falta de empenho das autoridades com a Educação em nosso país, o Mestre pergunta; “Você acredita que há outra forma de uma pessoa humilde ter sucesso na vida sem uma boa educação? Eu que sou educador há mais de três décadas, afirmo que não. Só a educação é capaz de operar esse milagre, só que precisamos ter educação de qualidade com a valorização do professor.”, ativista das grandes mobilizações da categoria dos Professores nas décadas passadas comandada pela APPAM – Associação Profissional dos Professores do Amazonas, Adamor decidiu militar na política partidária e candidatar-se como forma de ampliar sua luta e debater suas propostas.

Depois de analisar a conduta de todos os partidos políticos organizados no Amazonas, o Mestre resolveu ingressar no PSOL e se candidatar a uma vaga na Câmara Federal. Com o tema “A EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR”, o Professor e Jornalista Adamor liberal, apresenta nessa campanha uma variedade de propostas que ele resume na forma a seguir:

Para os Trabalhadores da Educação

Valorizar o professor, com salário digno, fazer parceria com a iniciativa privada; antecipar os recursos do pré sal e os 10% do orçamento já aprovado no Congresso Nacional, para agora, como forma de repor as perdas salariais acumuladas ao longo dos anos; propor em lei a obrigatoriedade de proporcionar a todos os professores especialização em suas áreas; criar o Conselho Nacional dos professores para dar força à categoria para enfrentar o governo nos movimentos; estabelecer o regime de tempo integral (duas cadeiras) para que o professor tenha estabilidade e melhor salário. Por ser uma das maiores categorias, propor a nível nacional, que sejam construídos conjuntos residenciais, com FGTS, para os professores; propor eleição direta para a escolha de diretores das escolas, com professores pós graduados na área de gestão escolar.

Para os estudantes

Institucionalizar a criação do passe livre, criar normas legais para evitar evasão escolar, constar no horário escolar o ensino de informática, como as outras matérias, para que o estudante seja preparado para o mercado de trabalho, criar cursos técnicos, nas diversas áreas profissionais. Propor a criação de creches para as crianças de mães que trabalham. reforçar a relação do Centro de Integração Empresa, Escola (CIEE) para encaminhar alunos ao estágio remunerado. E, propor a construção dos Institutos de Ensino Técnico Federal, os (INFTS), em todas as cidades do Interior.


Dados de Adamor

Nome: Adamor Santana Liberal de Jesus
Idade: 67 anos (14/03/1947)
Naturalidade: PA - Santarém
Estado Civil: Separado(a) judicialmente
Ocupação: Professor, Jornalista e Redator
Escolaridade: Superior completo
Candidato a Deputado Federal Adamor 5012

Número: 5012
Nome para urna: Adamor
Cargo a que concorre: Deputado Federal
Estado: Amazonas
Partido: Partido Socialismo e Liberdade
Coligação: PSOL

(*) Elson de Melo é Presidente do PSOL Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário