sábado, 19 de abril de 2014

PSOL Amazonas pauta a governança no interior para as próximas eleições

Seminário de Tefé, prédio histórico da cidade
O PSOL Amazonas está definindo a realização da sua Convenção que irá confirmar a candidatura do hoje pré-candidato ao Governo do Estado Abel Alves, e, os e as demais candidaturas para o Município de Tefé, na Região do médio Solimões, distante 523 km de Manaus, Estado do Amazonas. Não temos conhecimento na história recente do nosso Estado, se algum outro Partido já praticou atitude semelhante.

A escolha de uma cidade do interior do Estado tem um objetivo claro, denunciar o abandono da população interiorana pelos governos que se sucedem há mais de trinta anos no Amazonas, poderia ser qualquer outro município, mas Tefé tem algumas coincidências geográficas e históricas, que nos levam a optar pelo território dos guerreiros Tupebas como local para a realização da nossa Convenção.

A primeira coincidência é que, Tefé chegou a ser o maior município do mundo em território, abrangendo vastíssima região, superior a 500.000 km², equivalente ao território atual da Tailândia.

A segunda é o comercio, Tefé é hoje o principal centro comercial da região do Médio Solimões é um entreposto comercial que abastece os demais Municípios da Região. O município também é responsável pela recepção dos pescados produzidos nos rios Solimões, Juruá e seus afluentes.

O terceiro é o fato de o nosso pré-candidato Abel Alvas ser filho e eleitor de Tefé, onde aos dezoito anos foi eleito Vereador e anos depois a Região o elegeu como Deputado Estadual Constituinte e posteriormente Vice-prefeito do Município.

Governança

A governança está relacionada aos aspectos administrativos, operacionais e políticos existentes para o exercício do governo. É um processo politico-institucional que funciona como catalizador das demandas oriundas da sociedade, é a capacidade de agir e dar respostas concretas através de planejamento orientando os investimentos nos contextos sociais e da participação da população.  

Baseado nesse fundamento  que, a Direção do PSOL/AM, está convencida e viabilizando a realização da Convenção do Partido em Tefé, mas, o principal motivo, é o fato de desde a criação da Zona Franca de Manaus, todos os governadores, e a grande maioria de deputados Federais, Estaduais e Senadores, deixaram de dar importância ao interior do Amazonas, nossa população interiorana está abandonada tanto social como economicamente.

Os políticos que detém mandatos no Amazonas, todos sem exceção, passaram a figurar como verdadeiros gigolôs da  Zona Franca de Manaus, nossa afirmação se baseia no fato de há anos da SUFRAM, que serviam de compensação para pequenos projetos de infraestrutura no interior, estão sendo contingenciadas ou remanejadas pelo Governo Federal.

O PSOL no Amazonas, avaliando a situação do Estado do Amazonas, coloca na pauta da eleição de outubro, a questão interiorana, nossa preocupação é em primeiro lugar, instrumentalizar nossa militância sobre a importância desse imenso território, tanto para as populações originárias, como para os nossos ribeirinhos que desprovidos de recursos financeiros, sobrevivem como podem retirando da floresta e dos rios o seu sustento há séculos. Queremos que a nossa militância sinta essa realidade,  teorize sobre ela e concentrem esforços para de forma sustentável, apontar caminhos que potencialize as fontes de sobrevivência dessas populações.

Em segundo lugar, queremos que os candidatos e partidos que estão na disputa do controle governamental do Estado, se comprometam em programar politicas publicas verdadeira, que leve a essas populações, uma melhor qualidade de vida e perspectivas para as futuras gerações.

O PSOL tem nessa eleição varias missões, dentre tantas que elegemos como prioritária, está a de sensibilizar o nosso povo a tomar as rédeas do seu destino, estimular o nosso povo para assumirem uma postura de protagonista, aprofundar o espaço democrático para, envolve-los em um grande projeto de transformação e de liberdade.

Em outubro, #vaiterPSOL no Amazonas.

Elson de Melo - Presidente PSOL/AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário