domingo, 26 de janeiro de 2014

PSOL Amazonas lança em fevereiro Plano de Mobilização para Trabalhadores Domésticos e Operários do PIM

Parque Industrial de Manaus - PIM
O Partido Socialismo e Liberdade vai lançar no próximo mês de fevereiro, um plano de Mobilização para duas categorias de trabalhadores que precisam urgentemente de voz e instrumento de luta para assegurar uma melhor qualidade de vida para seus componentes. As categorias definidas são; os Operários do Parque Industrial de Manaus e os Trabalhadores Domésticos.

O plano foi aprovado na ultima reunião do Diretório Estadual do PSOL/AM no dia 25 de janeiro de 2014 e consta dentre outras atividades, visita a porta de fábricas do PIM e entrada de condomínios residenciais, distribuição de panfletos reflexíveis sobre a realidade dessas categorias, reuniões, distribuição de cartilhas, palestras... A programação é uma verdadeira cruzada em favor do trabalho decente e melhor qualidade de vida dessas categorias.

O Parque Industrial da Zona Franca de Manaus e a qualidade de vida dos trabalhadores desse seguimento

O Polo Industrial de Manaus foi criado em 1967 pelo governo federal para impulsionar o desenvolvimento econômico na região, e hoje é composto por mais de 600 indústrias, empregando 129.663 trabalhadores, entre efetivos, temporários e terceirizados e faturou no ano passado (2013) 80 mais de bilhões de reais.

A situação de saúde dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus é “aterradora”! Existe um contingente enorme de empregados doentes e acidentados na Zona Franca de Manaus, dado que coloca o estado do Amazonas como o segundo Estado recordista nacional em doenças ocupacionais.

Os trabalhadores da Zona Franca de Manaus, sofrem com a sobrecarga de trabalho e com o ritmo acelerado das linhas de produção. A consequência disso é a fadiga, estresse e dores em todo o corpo que leva anualmente milhares de operários a se afastarem do trabalho com doenças ocupacionais das quais se destaca o aumento dos casos de lesão por esforço repetitivo/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT).

As horas extras são habitualmente exigidas pelas empresas, assim como trabalho em domingos e feriados, de forma que sobra muito pouco tempo para o lazer do operariado. Além disso, acresce o trabalho repetitivo, monótono, em pé, com pouca possibilidade de ascensão profissional.

Boa parte dos produtos ali fabricados não pode ser adquirida pelos empregados que os produzem. O piso salarial pago a esses trabalhadores é pouco superior ao salário mínimo. Há determinação da direção da empresa restringindo a conversa dos empregados entre si no horário de trabalho. Essa pratica constante, compromete a qualidade de vida dos trabalhadores do Parque Industrial da Zona Franca de Manaus.

A Categoria de Trabalhadores Domésticos

Os trabalhadores(as) domésticos(as) por força da Emenda Constitucional nº 72, de 02 de abril de 2013, foram estendidos aos(às) domésticos (as) outros direitos: relação de emprego protegida contra despedida arbitraria ou sem justa causa; seguro-desemprego; FGTS; remuneração do trabalho noturno superior ao diurno; salário família; jornada de trabalho, remuneração do trabalho extraordinário; redução dos riscos inerentes ao trabalho; assistência gratuita aos filhos e dependentes; reconhecimento das convenções e acordos coletivos; seguro contra acidente de trabalho; isonomia salarial, proibição de qualquer discriminação, proibição do trabalho noturno, perigoso ou insalubre ao menor de 18 anos.

No Amazonas, pouco se sabe das condições de trabalho dessa categoria, porém, trata-se de um contingente muito grande de pessoas ocupadas nessa atividade, isso requer de nós militantes do PSOL, aprofundar nosso conhecimento em relação a qualidade de vida dessa população de trabalhadores, uma vez que a grande maioria, moram nas áreas socialmente vulneráveis da cidade, onde seus filhos ficam entregue a menores da família ou em casa de vizinhos, sem creche e condições de frequentar a escola. Um dos grandes problemas dessa categoria está no seu habitar, seus filhos ficam sujeitos ao assedio de traficantes e outros tipo de delinquência.

A importância do PSOL na organização do dialogo de construção de politicas publicas para esses seguimentos

O PSOL enquanto partido da esquerda socialista tem o dever histórico de se posicionar diante dessa situação. Para tanto, a mobilização permanente desses seguimentos, deve ser implementada com ações que aponte a relevância das demandas. A ação firme dos nossos militantes através de abordagem nas portas de fabrica e entradas de condomínios, reuniões, elaboração de cartilhas, peças teatrais, panfletos, fôlder, jornal, mídia social, seminários, palestras e cursos, visando a formatação de um projeto de atenção a saúde do operariado para compor o Plano de Governo do PSOL/AM. Assim o partido cumpre um papel importante na sua trajetória, cujo resultado será o estabelecimento do dialogo franco e salutar com a calasse trabalhadora local no sentido de melhorar a qualidade de vida dessa população e as condições de trabalho no PIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário