sexta-feira, 3 de julho de 2015

Aniversário da Declaração de Independência da Venezuela: o PSOL Amazonas saúda a Republica Bolivariana da Venezuela

O PSOL Amazonas vai participar da Solenidade de aniversário da Declaração de Independência da República Bolivariana da Venezuela que completará, no dia 5 de julho, 204 anos. A solenidade será no dia 06 de julho (segunda-feira) as 09:00h. na sede do Consulado Venezuelano em Manaus,  Rua Rio Jamarí, 10, Vieira Alves.

A Venezuela foi a primeira colônia latino-americana a conseguir libertar-se do domínio espanhol, e a história de sua independência serviu como um incentivo para todas as outras colônias rebelarem-se e lutarem também por sua liberdade – inclusive o Brasil, que era colônia portuguesa na época. A declaração foi objeto de grande discussão pelo grupo de venezuelanos que posteriormente formaram o congresso e assumiram seu papel no processo da independência como Simón Bolívar, Francisco de Miranda, Juan Germán Roscio, entre muitos outros.

As discussões de como seria a independência iniciaram em 5 e terminaram em 7 de julho quando através do consenso de todos os participantes e todas as instituições foi redatado a Declaração final como a conhecemos hoje a Ata de Independência Os pontos fundamentais da declaração de independência constituíram em: Romper os laços de dependência com a Metrópole espanhola, os venezuelanos queriam se livres e soberanos; mudar a forma do governo de monarquia espanhola para República; e finalmente ser uma sociedade livre e de igualdade, onde o sistema imperante fora a Democracia. Hoje, como ontem, a República Bolivariana da Venezuela, o povo bolivariano e seu governo eleito democraticamente continuam sua luta por esses ideais.

A Direção do PSOL Amazonas parabeniza nossos irmãos venezuelanos pela firmeza com que defendem os ideais democráticos de um povo livre. Um povo que recusa a tutela imperialista que hoje continua tentando explorar o território venezuelano e humilhar o seu povo.

O PSOL Amazonas manifesta toda solidariedade ao Governo da Venezuela liderado por seu Presidente Nicolás Maduro, legitimo sucessor dos ideais de Simòn Bolivar e seu povo. E, Declara o mais irrestrito apoio a incansável luta dos venezuelanos contra as ameaças de invasão imperialista.

Viva o Republica Bolivariana da Venezuela!
Salve o povo venezuelano!
Viva a Democracia e soberania venezuelana!

Elson de Melo
Preseidente Estadual do PSOL-AM



Nenhum comentário:

Postar um comentário