quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Nota do PSOL/AM sobre os últimos acontecimentos bárbaros no Município de Humaitá – Amazonas

Partido Socialismo e Liberdade – PSOL Amazonas

NOTA

O PSOL Amazonas, consternado com o estado de abandono da população do Município de Humaitá(AM) e  com os últimos acontecimentos envolvendo o desaparecimento de três pessoas que, após os familiares, solicitarem das autoridades policiais do Estado do Amazonas, do Governo Federal, e,  por não receberem a devida atenção, resolveram partir para a barbárie atacando os desprotegidos Índios sem que os mesmos fossem sequer suspeitos do sumiço das três pessoas, os funcionários da FUNAI e FUNASA, cujo resultado até agora foi a depredação da sede dos organismo de proteção aos Índios, barcos, lanchas e carros. Um verdadeiro atentado a vida de pessoas inocentes e indefesas. Tudo sobre o olhar complacente das autoridades do Estado Brasileiro!

De forma irresponsável a Policia Federal, anunciou por analogia que os três desaparecidos, estariam dentro da Reserva Indígena dos Tenharim, fato que despertou a fúria de mais de três mil pessoas na cidade de Humaitá.

A consequência da informação sem provas dos órgãos de segurança envolvidos na investigação; foi a incitação por parte de políticos, grileiros, madeireiros e instituições ligado ao agronegócio que atuam em Humaitá, Apuí e na região de Santo Antônio de Matupi, distrito do município de Manicoré, localizado na BR-230(AM) a violência contra os Índios.

A incitação foi tão bem orquestrada que a multidão de manifestantes ameaçarem de morte 140 índios das etnias tenharim, parintintin e juma, atendo fogo na sede da FUNAI e da FUNASA, barcos, lanchas, num grande ato de vandalismo, sem que os organismos de segurança tentassem impedir essa tragédia.

O PSOL exige do Governador do Amazonas e da Presidente da Republica, que sejam apurada com empenho o desaparecimento dos três desaparecidos; Stef Pinheiro de Souza, professor da rede pública municipal de Apuí, Aldeney Ribeiro Salvador,  gerente da Eletrobrás Amazonas Energia em Santo Antônio do Matupi (Distrito de Manicoré-AM) e Luciano da Conceição Ferreira Freire, representante comercial e morador de Humaitá.

Da mesma forma, exigimos das duas autoridades; Governador Omar e a Presidente Dilma, que os mesmos determinem que sejam apurados com rigor os verdadeiros responsáveis pela incitação a violência contra os Índios, para que os mesmos sejam punidos dentro dos rigores da Lei. E, ao mesmo tempo, exigimos do Estado brasileiro a garantia da integridade física dos índios e dos funcionários da FUNAI e FUNASA, todos ameaçados de morte!

Manaus, 26 de dezembro de 2013,


Elson de Melo – Presidente do PSOL – Amazonas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário