quarta-feira, 17 de abril de 2013

FUNDADA A SETORIAL ECOSSOCIALISTA DO PSOL AMAZONAS

A Setorial Ecossocialista do PSOL Amazonas foi fundada durante a realização do 1º  Encontro  Ecossocialista reunindo lutadores sociais e críticos do modelo de desenvolvimento aplicado na Amazônia.


No último dia 05 de abril, durante a realização do 1º Encontro Ecossocialista, o Diretório Estadual do Amazonas, através da Secretaria de Assuntos Amazônicos, formalizou a fundação da Setorial Ecossocialista do PSOL Amazonas. 
O encontro e o evento fundacional foi realizado no Auditório da Câmara Municipal de Manaus e contou com a presença de várias lideranças.
Luiz Navarro, Presidente Estadual do PCB, trouxe a sua solidariedade e apoio para uma setorial que nasce com a pretensão de por o ecossocialismo no centro do debate político amazonense.
Ademir Ramos, representando o Núcleo de Ciências Políticas da Universidade Federal do Amazonas, saudou a iniciativa do PSOL frisando que a temática Ecossocialista coloca em evidência os grandes temas que impactam a realidade amazônica. Chega, disse ele, “das discussões paroquiais. É hora dos grandes temas e o Ecossocialismo é iluminador nesse sentido”.
Hamilton Leão, do Instituto Amazonense de Cidadania (IACI), trouxe também o seu apoio à iniciativa do PSOL e disse que o instituto deseja contribuir com a setorial nas denúncias e estudos destacados na Carta Ecossocialista do Amazonas, lida durante o encontro.
Lucas Gontijo, representando o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Dep. Luiz Castro (PPS), também participou do encontro, destacando, em sua saudação à plenária, que algumas das questões levantadas pelos ecossocialistas são objeto da atenção e da atuação política desse parlamentar, que se destacou, recentemente, pela denúncia dos crimes ambientais praticados pelo Governo do Amazonas na execução do Programa de Saneamento Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM).

O Presidente Estadual, Fernando Lobato, fez uma exposição ressaltando a importância e singularidade do PSOL no contexto atual da política brasileira

Na ocasião, o Presidente Estadual do PSOL Amazonas, Fernando Lobato, proferiu uma pequena palestra com o título “O PSOL e a conjuntura política brasileira na atualidade”, destacando a singularidade do PSOL num cenário político marcado pelo descrédito dos partidos tradicionais, razão pela qual vê a criação da Setorial Ecossocialista do PSOL AMAZONAS com grande otimismo e contentamento.

O Secretário de Assuntos Amazônicos do PSOL Amazonas, Elson Melo, fez uma breve exposição onde destacou a importância da luta ecossocialista no contexto político-social da Amazônia.

Antes da leitura da “Carta Ecossocialista do Amazonas” e das intervenções da plenária, Elson Melo, como Secretário de Assuntos Amazônicos, também expôs uma pequena palestra intitulada “O PSOL e o Ecossocialismo”, onde destacou a importância da temática numa região como a Amazônia, tão vitimizada, sob diversos aspectos, pela lógica neoliberal presente nas políticas públicas até hoje implantadas e que exigem uma reação articulada e bem fundamentada de todos os setores comprometidos com a defesa da vida com qualidade e em harmonia com a natureza.
Vieram também saudar a iniciativa do PSOL, os senhores Luiz Antonio e Gonçalo Alves, candidatos, respectivamente, a Presidente e Vice-Presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Amazonas, além do senhor Alexandre Simões, Presidente da Associação dos Moradores do Riacho Doce II e membro da Coordenação Estadual dos Movimentos Populares de Defesa da Moradia.
A Setorial Ecossocialista do Amazonas será coordenada pelos filiados Elson Melo, Alcebíades Oliveira, Cristovam Luiz e Eduardo Vieira. No final do encontro foi oferecido um coquetel aos presentes a esse evento que, com certeza, marcará o início de uma vigorosa retomada da organização da sociedade civil visando o enfrentamento das grandes questões que afligem a sociedade amazonense. Vida longa e muita produtividade à Setorial Ecossocialista do Amazonas é o que todos desejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário