quinta-feira, 20 de junho de 2013

NOTA DE APOIO AOS PROTESTOS PACÍFICOS QUE OCORREM EM TODO O PAÍS*


DIRETÓRIO ESTADUAL DO AMAZONAS

O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL - foi crítico de primeira hora do Projeto Copa do Mundo 2014 no Brasil. Não porque menospreze ou negue a importância do futebol e do esporte na vida coletiva nacional, mas porque, desde o início, tinha convicção de que se tratava de um grande pacote de concessões do bloco governista com o fim de atender as exigências do grande capital ávido por áreas e nichos de investimentos visando manter a ciranda especulativa e predatória que está levando o Brasil e o mundo em direção a um estado de crescente barbárie, posto que caracterizado pelo progressivo enfraquecimento e esgarçamento da vida coletiva.
As políticas neoliberais dominantes no mundo a partir do final dos anos 70, depois de apregoarem  e fazerem valer a tese do ESTADO MÍNIMO, onde se admitia que educação, saúde, transporte e segurança eram funções típicas do poder público, avolumaram-se e se intensificaram a ponto de negar até mesmo essa esfera mínima de atuação do ente estatal.  No Governo Lula e Dilma, o poder público, através do BNDES e outros bancos estatais de fomento, tornou-se parceiro de primeira linha dos especuladores privados na tarefa de impulsionar os índices de crescimento econômico nos mesmos moldes excludentes da ditadura militar e dos governos de Sarney, Collor e FHC.
A única diferença foi a adoção de um conjunto de ações voltadas não para acabar com a pobreza, mas tão somente reduzir o nível de indigência em que vivia grande parte de nossa população e que constituem aquilo que o governo chama de Programa de Transferência de Renda, que, na prática, também serve para alimentar e fortalecer o poderio dos grupos privados que hoje orientam e determinam as ações de governo. A Democracia, portanto, está seriamente comprometida em nosso país, de modo que a reversão de tal quadro exige a conscientização e a participação massiva do povo no processo de reconquista de seu poder soberano, pois DEMOCRACIA, como sabemos, é o governo do POVO e não daqueles que se apropriam da máquina pública em seu nome.
O Projeto Copa 2014 no Brasil, conforme previmos, demonstrou ser um grande golpe no povo brasileiro, visto que o tal conjunto de infraestrutura que seria erguido nas cidades sedes para a melhoria da qualidade de vida geral ficou em segundo plano. O que se viu e vê é a priorização da construção ou reforma de estádios caríssimos e que servem de dreno para a farra e o desvio criminoso do dinheiro público.  No rol de infraestrutura urbana que seria erguida para a Copa, chama a atenção o quase nada que se avançou no quesito transporte público de massa. Metrôs e ônibus, país afora, são serviços cada vez mais precários e caros porque o poder público ficou refém dos grupos privados que hoje controlam o setor, sendo, inclusive, um dos elos mais importantes no financiamento criminoso de campanhas eleitorais que visam a permanência daqueles que  trabalham para manter tal estado de coisas.
Por tudo isso, o PSOL do AMAZONAS, não poderia, de forma alguma, deixar de vir a público expressar o seu absoluto e total apoio às manifestações de protesto que estão ocorrendo pacificamente em todo o país. O PSOL do AMAZONAS, todavia, não apoia e não apoiará os atos de quem apenas quer expressar a sua raiva ou sentimento de vingança contra quem quer que seja, ainda que, em muitas situações, elas sejam compreensíveis em face do alto grau de corrupção hoje vigente no país.  Para se tornarem cada vez mais fortes e vitoriosas, é fundamental que as manifestações se mantenham pacíficas e civilizadas. Assim, será cada vez maior o número de pessoas de bem engajadas na construção de um novo Brasil, mais ético, justo e digno para todos.

TODO APOIO E SOLIDARIEDADE DO PSOL do AMAZONAS AQUELES QUE DESEJAM CONSTRUIR UM LUGAR MELHOR PARA QUE TODOS VIVAM DE FORMA DIGNA E FRATERNA!

* Aprovada em reunião do dia 19 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário