sexta-feira, 16 de novembro de 2012

OFICINA MARCA O 1º ENCONTRO DO PSOL AMAZONAS VISANDO A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE GOVERNO PARA AS ELEIÇÕES 2014

O primeiro encontro visando a construção do Plano de Governo 2014 foi abrilhantado pela presença  do  Prof. Aloísio Nogueira. Recém-saído de graves problemas de saúde, é muito bom vê-lo novamente reunindo com antigos e novos filiados do PSOL.

          
      Apesar da forte chuva que caiu em Manaus na tarde do feriado da República, 15/11/2012, bravos militantes e dirigentes do PSOL AMAZONAS reuniram-se para cumprir agenda estabelecida na reunião do Diretório Estadual de 27 de outubro. Naquela oportunidade ficou definido o início imediato do processo de construção do Plano de Governo do PSOL para as Eleições 2014 no Amazonas. Foi acolhida a proposta do filiado e dirigente Elson Melo, Secretário de Assuntos Amazônicos, de que se realizasse uma oficina temática como primeiro momento de um processo que deverá se estender até julho de 2013.
   Na oficina inaugural verificou-se a ilustre presença do filiado fundador Aloísio Nogueira, Professor de longa data da Universidade Federal do Amazonas e militante social com uma história de grandes contribuições em favor da causa do socialismo e da liberdade em nosso estado. A oficina e o debate que se seguiu girou em torno de dois vídeos: Entrevista do Sociólogo Chico de Oliveira ao Programa Roda Viva em 02/07/2012 e o Documentário "Além das Eleições:   Redefinindo Democracia nas Américas".  No documentário, foi muito produtiva a abordagem do conceito de democracia, seja nos marcos restritos do sistema burguês seja nos marcos da participação direta experimentadas recentemente no Brasil (Orçamento Participativo), Venezuela (Conselhos Comunais) e Argentina (Conselhos Operários).
  Na parte das contribuições individuais, Elson Melo destacou o desafio de se construir um plano de governo que possa dar conta das necessidades prementes da realidade atual, que não pode ser negada, e que, ao mesmo tempo, sinalize com um claro projeto de enraizamento e afirmação de uma democracia real que permita a construção de uma sociedade livre das amarras do capitalismo. Gérson Medeiros destacou a necessidade de um plano que se mostre claramente assentado em três pilares: Democracia, Socialismo e Soberania Nacional. Professor Queiroz, por sua vez, destacou a necessidade de um cuidado para não se cair na cilada do tecnicismo, ou seja, na esterilidade politica de não denunciar a farsa democrática da atualidade.
   Ainda no campo das contribuições individuais, destacamos também  o enfoque do Professor Jevaldo de que é fundamental a presença do PSOL junto às comunidades visando a sua melhor organização para fazer valer os seus direitos. Um plano de governo´do PSOL, disse ele, tem  que demonstrar claramente de que forma a soberania popular se manifestará efetivamente e não apenas de forma meramente conceitual. Professor Arinos destacou o enfoque no socialismo democrático que o PSOL defende. Essa é a nossa bandeira principal, disse Arinos, não podemos deixá-la em segundo plano. Roberto Santos, nosso poeta popular, deixou de lado a questão central para enfocar a necessidade urgente de uma campanha de filiação. Nossa missão é enorme, disse ele, precisamos de muitos braços para realizá-la.
   Em sua fala, Fernando Lobato, Presidente Estadual, destacou a necessidade da conjugação de esforços simultâneos nas tarefas de médio e longo prazo – inserção substancial do PSOL na realidade das comunidades e nos movimentos sociais -  e nas tarefas de curto prazo – campanha de filiação, cursos de formação e construção do Plano de Governo para 2014. Temos de pensar e agir em função tanto do hoje quanto do amanhã, eis porque é fundamental, disse ele, a organização e o planejamento de nossas ações. De fato não podemos ter um plano refém do tecnicismo, afirmou ainda, mas é de fundamental importância o conhecimento e o domínio dos assuntos de natureza técnica com o fim de dar a eles uma face que vá de encontro à construção progressiva de uma realidade mais justa e livre para todos.
    Como segundo momento do processo, ficou definida a realização de uma oficina, a realizar-se no dia 01 de dezembro, abordando CONCEPÇÃO SOCIALISTA. Gérson Medeiros ficou responsável pela organização dessa segunda oficina e, desde já, convidamos todos os filiados interessados em participar a se fazerem presentes, pois iremos reservar um espaço com maior capacidade para esse novo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário